Getting out of a slump e organizar a vida

getting out of a slump

Sabes que está grave quando não tens energia para sair da cama, passas o dia no telemóvel, o dia já está desperdiçado porque te levantaste tarde, sentes-te inútil e saltas refeições. Aqui partilho algumas dicas de getting out of a slump e como identificá-lo.

Estava a viver um ciclo negativo e decidi transpor para o computador aquilo que senti e o que me ajudou a sair disso. Este artigo serve como inspiração para criar uma rotina e melhorar o mood. Não substitui ajuda profissional.

Permite-te a sentir as emoções

Já que estás num mood de merda, mais vale assumir que estás mal e descansar. Em vez de passar o dia a culpar-te por tudo o que devias estar a fazer, vê uma série, encomenda comida, reclama, dorme, vai ao parque, faz algo que ao fim do dia te faça sentir bem em vez de arrependimento.

Ainda assim, toma atenção que às vezes o scrolling ou binge watching são dopamina que ocupa o cérebro para não pensares nos problemas e pioram a situação. Tenta integrar também atividades que te colocam no momento presente, levando-te a refletir. Podem ser journaling, estar na natureza, caminhar sem destino. Pensa nos possíveis cenários que te estão a deixar assim:

  • Burnout, depois do trabalho não ter motivação para nada;
  • Distração do telemóvel ou netflix;
  • Demasiado tempo livre e não ter um propósito;
  • Depressão ou ansiedade;
  • Problemas pessoais…

Podes reservar um dia para não fazer nada e no seguinte já sais de casa, estás na natureza. Não te sintas mal por chorar, é o teu corpo a libertar, deixa ir. Permite-te a sentir e estar overwhelmed.

Getting your life together e planear

Depois de já teres saído de casa, relativizado os problemas, descansado, já te sentes um pouco melhor para tomar ação. Aproveita este momento para planear como gostarias que fosse a tua vida. Deixo algumas ideias para voltar à rotina:

  • Limpar o quarto/casa;
  • Fazer um visionboard no Pinterest;
  • Planear semana na agenda ou no Notion;
  • Procurar novo trabalho, viagens, estudos;
  • Marcar psicólogo ou terapia;
  • Marcar café com amigos;
  • Ginásio, aulas de grupo, yoga no quarto;
  • Pedir ajuda, desabafar com alguém;
  • Ir para uma biblioteca, alugar livros;
  • Ouvir música good vibes;
  • Fazer meditação;
  • Fazer algo que gostes fora de casa.

Começando lentamente a introduzir estas atividades, vais gastar mais energia ao longo do dia, regular os sonos, afastar-te das tecnologias, sair do slump e entrar no momentum da produtividade.

Assim, ganhas consciência de como reages perante compromissos com outras pessoas, ou só contigo. Percebes como está a tua autoconfiança, quais os gatilhos e em que precisas de trabalhar.

Temos o poder de mudar a nossa vida. Não te percas no futuro, no overthinking ou na ansiedade. Sai de casa, olha para as pequenas coisas, romantiza a vida e toma ação.

Refletir sobre as causas deste slump

No meu caso esta fase má deve-se a ter acabado um ciclo, novos começos, momentos de transição e entendo que muita gente entre os 20-35 anos se identifique com estes cenários:

A incerteza sobre o futuro, o medo de começar algo novo, a pressão social para já estar em determinado lugar, com determinado trabalho. A comparação com os outros, a vida quase perfeita nas redes sociais, a estagnação.

É normal estar perdido e com medo. Mas há que experimentar coisas até chegar a uma conclusão. Ficar no mesmo sítio não dá em nada. Além disso, é sobre aceitar que tudo acaba, não romantizar demasiado o passado e viver no presente enquanto as coisas estão lá.

🎨 É assustador pensar que tens uma tela em branco, mas, ao mesmo tempo, libertador. Acabaste de estudar, acabaste o estágio, ficaste sem trabalho e agora podes fazer tudo o que te apetecer. E se esta nova etapa for muito melhor?

Romantiza cada etapa da vida e cria cenários com os teus objetivos das próximas etapas.

  • Esta é a minha “era” de getting out of a slump
  • Esta é a minha era de novo trabalho
  • Esta é a minha era de blogger

Season “blogger” ep.1, tu és main character na tua vida, romantiza isso e pensa neste mau bocado como uma fase, building character. Planeia a nova season.

Getting out of a slump: Como prevenir?

Após refletir sobre a causa desta má fase, chega o momento de manter o foco/motivação e prevenir possíveis crises. Seguem-se algumas atividades para equilibrar a tua saúde mental e alertar sobre as tuas necessidades, como a meditação, journaling, afirmações, método pomodoro e exercício.

Meditação e religião

🧘 Trabalhar a fé, todas as semanas relembrar do porquê de estar a fazer este esforço. Podes fazer uma meditação/reza onde visualizes o teu futuro ideal e o que precisas para o alcançar. Quanto mais vezes o fazes, mais claro fica esse cenário na tua cabeça. Como uma conversa contigo mesmo.

Journaling e afirmações

📝 Escrever sobre o que te vai na cabeça, não é suposto ficar bonito e bem escrito, é um brain dump, podem ser palavras soltas, desenhos, descarregar no papel os pensamentos. Se não gostas de escrever podes gravar áudios no gravador.

Ao mesmo tempo, ajuda escrever afirmações positivas para transformar e melhorar a tua energia. Parece ridículo ao início, mas escrever muitas vezes o mesmo faz com que o cérebro comece a interiorizar e acreditar. Tal como visualizar muitas vezes o teu sonho na meditação.

Método pomodoro

⏳ Consiste em períodos curtos de trabalho focado sem interrupções de 25 minutos e intervalos de 5 minutos. Ajuda a vencer a procrastinação, já que é pouco tempo e um compromisso mais apelativo. Ao fim de repetir 4 pomodoros, faz-se uma pausa de 20 minutos.

Exercício

🏃 Movimentar o corpo, gastar energia, trabalhar a flexibilidade, menos dores de costas. Faz yoga, corre no parque, faz boxe, ginásio, hot girl walks, o que se adaptar melhor a ti.

Algumas reflexões random

  • Pede ajuda a alguém, podes ter algum amigo a passar pelo mesmo. Estamos todos meios perdidos da vida. Não estás a incomodar e se achas que sim pergunta se podes desabafar.
  • Se estás sempre no telemóvel, está-te a fazer mal, arranja hobbies, novo trabalho, algo que te preencha. Quando estás feliz e presente nem te lembras do telemóvel.
  • Se te sentes mal com a tua vida, começa por algum lado, a motivação só vem depois da ação, por muito que não apeteça, faz por 10 min e depois vês como te sentes.
  • Quando vem a motivação da 01:00h aproveita, mas há que trabalhar a disciplina e os hábitos;
  • Faz bem sair de casa e socializar, se não tens amigos podes recorrer a aplicações como Bumble Bff e procurar pessoas com os mesmos interesses;
  • Por mais cliché que seja, repara nas coisas que te dão alegria, o que gostas de fazer, foca mais nas coisas positivas;
  • Lembra-te que isto é um processo, não sejas demasiado exigente e tenta desfrutar da jornada.

Índice

Perguntas frequentes

Significa que estás numa fase má da vida, em estagnação, sem motivação e num ciclo negativo. Esta expressão ganhou mais ênfase no TikTok ou YouTube, onde se partilham ideias de como sair de um estado de baixa produtividade, retomar a rotina, motivação e trabalhar a saúde mental.

Reconhecer o problema e permitir-te a sentir as emoções, não te culpar por precisar de parar. Ao mesmo tempo, introduzir atividades que te façam refletir sobre esta má fase e não arranjar apenas distrações.  Depois, ir introduzindo metas pequenas e alcançáveis, como limpar o quarto, procurar inspiração, planear a semana, marcar psicólogo, desabafar com alguém, começar um hobby. É sobre manter hábitos que equilibrem a saúde física e mental.

Isso é algo que cada um deve refletir sobre a sua própria vida. Pode ser aplicado a diferentes áreas, como profissional, pessoal, relações, bem-estar do corpo ou mente. Alguns exemplos de causas de desânimo podem ser:

  • Burnout, depois do trabalho não ter motivação para nada;
  • Distração do telemóvel ou netflix;
  • Demasiado tempo livre e não ter um propósito;
  • Depressão ou ansiedade;
  • Problemas pessoais…
Outros artigos
Overthinking
Desenvolvimento pessoal

Como parar de overthinking

Pensar demais pode levar a uma espiral de ansiedade e indecisão, deixando-te com dificuldade em tomar ações. Conhece algumas dicas para dominar o overthinking.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RESPONSÁVEL: Joana Sousa FINALIDADE PRINCIPAL: Envio de artigos do meu blog, notícias, bem como conteúdo extra de newsletter. LEGITIMAÇÃO: Consentimento do interessado. DESTINATÁRIOS: Os dados não serão cedidos a terceiros, salvo autorização expressa ou obrigação legal DIREITOS: Aceder, retificar e eliminar os dados, portabilidade dos dados, limitação ou oposição ao seu tratamento, transparência e direito a não sujeição a decisões automatizadas. INFORMAÇÃO ADICIONAL: Pode consultar informação adicional e detalhada sobre a nossa Política de Privacidade e Aviso Legal

Subscreve à newsletter de conteúdo que te motiva a refletir semanalmente✨, avisos sobre as luas, ideias para romantizar a vida etc.🦋