umavibe https://umavibe.com/ Mon, 23 Oct 2023 17:15:22 +0000 pt-PT hourly 1 https://umavibe.com/wp-content/uploads/2022/12/favicon22-150x150.png umavibe https://umavibe.com/ 32 32 Como parar de overthinking https://umavibe.com/como-parar-de-overthinking/ https://umavibe.com/como-parar-de-overthinking/#respond Thu, 19 Oct 2023 21:52:17 +0000 http://umavibe.com/?p=961 Pensar demais pode levar a uma espiral de ansiedade e indecisão, deixando-te com dificuldade em tomar ações. Conhece algumas dicas para dominar o overthinking.

La entrada Como parar de overthinking se publicó primero en umavibe.

]]>
Alguma vez estiveste prisioneira dos teus pensamentos? Pensas e repensas e acabas mais perdida e frustrada. De facto, os nossos pensamentos têm um grande impacto na nossa vida. O overthinking pode levar a uma espiral de ansiedade, indecisão, stress e dificuldade em tomar ações.

Situações onde podes estar overthinking

Ansiedade em relação ao futuro

É frequente a preocupação com o futuro e imaginação de cenários normalmente negativos, focando em tudo de mal que pode acontecer. Pode advir do medo do desconhecido, de mudanças, de escolhas importantes, da necessidade de controlar ou da criação de expectativas delulu.

Preocupação por situações do passado

Em alternativa, pode surgir do passado, de uma análise excessiva de comportamentos ou situações, do que pensa determinada pessoa, do arrependimento por ter feito ou não algo, de um acontecimento embaraçoso, da versão idealizada na tua mente não ter correspondido à realidade.

Desejo de controlar tudo

A necessidade de controlar todos os aspetos da vida e antecipar os possíveis desfechos pode contribuir para o overthinking. Sentir segurança ao tentar prever cada resultado e ter o plano perfeito pode levar a um estado de hiperconsciência e dificuldade em aproveitar o momento presente.

Perfecionismo e medo de falhar

A busca incessante pela perfeição e o medo de cometer erros podem levar a uma análise minuciosa de cada detalhe, impedindo a tomada de decisões e gerando uma sensação constante de insatisfação, insegurança e crítica. Além disso, a espera pelo momento perfeito pode impedir a ação.

Interações sociais em grupos

Um gostinho da minha autoconsciência excessiva durante diversos contextos sociais:

“Estou a falar pouco, as pessoas não fazem contacto visual comigo, não estou a contribuir para a conversa, não sei o suficiente sobre este tópico. Aquela pessoa é mesmo carismática, sai-lhe naturalmente.

Disse olá a toda a gente? Devia ter dito bom-dia de forma mais entusiasmada porque é isso que queremos, emanar boa energia. Não estou presente, outra vez a divagar pela minha mente.

Estou a analisar todos os movimentos de cada pessoa, a ver como agem, para quem olham, a postura, a confiança, é bom ser observadora, mas às vezes só quero estar tranquila.”

Outras interações sociais

Quem nunca ficou a repetir conversas na cabeça e ensaiar discussões em frente ao espelho, pensando em melhores argumentos? Isto pode-se relacionar com suposições, ficar a remoer sobre o significado de algo que a pessoa fez ou disse, em vez de focar naquilo que é evidente e real.

Esta situação pode levar a mal entendidos e ansiedade, já que cada pessoa tem a sua interpretação. Prioriza a comunicação clara para evitar mal entendidos, esclarece as coisas em vez de remoer. Embora seja importante confiar na intuição, distingue-a dos cenários delulu.

Ao sair da zona de conforto

Sucessão de pensamentos e problemas criados na minha cabeça que quase me impediram de agir:

“Tinha planeado ir sozinha a um café trabalhar no computador e almoçar. O ponto é que antes de sair de casa me deu por repensar tudo, a roupa que ia vestir porque ia estar frio, ia estar desconfortável, o casaco e a mochila pesados. Já saia tarde de casa e não ia valer a pena, ia pagar muito, estive a arranjar todas as desculpas e mais algumas porque era um sítio novo, não sabia como ia ser, se ia gostar.

Aquela ansiedade antes de sair de casa e o cérebro a inventar uns quantos problemas: Que tinha de descansar; que não tinha nada de produtivo para fazer que valesse a pena ir ao café; que não merecia gastar esse dinheiro porque já ando a gastar muito; que devia pesquisar outros cafés ou bibliotecas.

Mas se fosse para ir com alguém já não pensava tanto nos gastos e ia parecer uma ocasião mais especial. E depois pergunto-me se quero realmente ir tomar café porque me ponho indecisa e confusa.

Conclusão, ignorei os pensamentos e fui ao café. Adorei o ambiente, conheci pessoas simpáticas que me fizeram relativizar tudo, vendo-as sem vergonha a meter conversa com estranhos.”

Dicas para lidar com overthinking

Por que é que nos preocupamos tanto? Às vezes parece que não conseguimos livrar-nos dos pensamentos intrusivos, mas o overthinking é um hábito que pode ser moderado.

Torna-te mais consciente de pensamentos excessivos e toma ações para sair desse transe. Podes usar técnicas para tornar-te consciente desse hábito.

  • Observar esses pensamentos para perceber de onde vêm, o que é que realmente te está a incomodar e estar atenta para ver quando estás perdida no teu mundo interior;
  • Pensar se é algo que controlas ou algo que não depende de ti e não podes fazer nada;
  • Questionar esses pensamentos, perceber que argumentos os sustentam e distinguir intuição de suposições ou ilusões sem sentido;
  • Não deixar coisas por dizer, evitar falhas de comunicação e esclarecer logo as coisas, não remoer;
  • Criar movimento, fazer algo físico, caminha, dança. Algo para que te faça quebrar a linha de pensamentos e redirecionar a tua energia para outra coisa;
  • Pensar na regra 555. Se algo não for significante em 5 meses ou 5 anos, não passes mais de 5 minutos a pensar sobre isso. Coloca esses pensamentos em perspetiva e ao definir um tempo limite para pensar nisso começas a quebrar o hábito de ruminar;
  • Reconhecer estes padrões de pensamento, de quando eles estão a ocorrer ou se há triggers que os desencadeiam. Observa os teus padrões de pensamento para saberes quando agir.

💆‍♀️É importante pensar e refletir, porém com moderação. Repensar tudo incessantemente até se tornar insuportável e desconectar-te da vida não é saudável. Pratica o estar presente e resignificar os pensamentos, para não bloqueares e viveres nas ilusões.

Às vezes basta parar de tentar controlar tudo e fluir. Pode-se planear o dia, mas ter blocos flexíveis a mudanças, em vez de obcecar com aquilo que idealizaste, foca naquilo que querias antes de começar a complicar e toma a primeira ação.

La entrada Como parar de overthinking se publicó primero en umavibe.

]]>
https://umavibe.com/como-parar-de-overthinking/feed/ 0
Getting out of a slump e organizar a vida https://umavibe.com/getting-out-of-a-slump-e-organizar-a-vida/ https://umavibe.com/getting-out-of-a-slump-e-organizar-a-vida/#respond Thu, 08 Jun 2023 13:20:26 +0000 http://umavibe.com/?p=1068 Sabes quando não tens energia para sair da cama, passas o dia no telemóvel e levantas-te tarde? É preciso um getting out of a slump.

La entrada Getting out of a slump e organizar a vida se publicó primero en umavibe.

]]>
Sabes que está grave quando não tens energia para sair da cama, passas o dia no telemóvel, o dia já está desperdiçado porque te levantaste tarde, sentes-te inútil e saltas refeições. Aqui partilho algumas dicas de getting out of a slump e como identificá-lo.

Estava a viver um ciclo negativo e decidi transpor para o computador aquilo que senti e o que me ajudou a sair disso. Este artigo serve como inspiração para criar uma rotina e melhorar o mood. Não substitui ajuda profissional.

Permite-te a sentir as emoções

Já que estás num mood de merda, mais vale assumir que estás mal e descansar. Em vez de passar o dia a culpar-te por tudo o que devias estar a fazer, vê uma série, encomenda comida, reclama, dorme, vai ao parque, faz algo que ao fim do dia te faça sentir bem em vez de arrependimento.

Ainda assim, toma atenção que às vezes o scrolling ou binge watching são dopamina que ocupa o cérebro para não pensares nos problemas e pioram a situação. Tenta integrar também atividades que te colocam no momento presente, levando-te a refletir. Podem ser journaling, estar na natureza, caminhar sem destino. Pensa nos possíveis cenários que te estão a deixar assim:

  • Burnout, depois do trabalho não ter motivação para nada;
  • Distração do telemóvel ou netflix;
  • Demasiado tempo livre e não ter um propósito;
  • Depressão ou ansiedade;
  • Problemas pessoais…

Podes reservar um dia para não fazer nada e no seguinte já sais de casa, estás na natureza. Não te sintas mal por chorar, é o teu corpo a libertar, deixa ir. Permite-te a sentir e estar overwhelmed.

Getting your life together e planear

Depois de já teres saído de casa, relativizado os problemas, descansado, já te sentes um pouco melhor para tomar ação. Aproveita este momento para planear como gostarias que fosse a tua vida. Deixo algumas ideias para voltar à rotina:

  • Limpar o quarto/casa;
  • Fazer um visionboard no Pinterest;
  • Planear semana na agenda ou no Notion;
  • Procurar novo trabalho, viagens, estudos;
  • Marcar psicólogo ou terapia;
  • Marcar café com amigos;
  • Ginásio, aulas de grupo, yoga no quarto;
  • Pedir ajuda, desabafar com alguém;
  • Ir para uma biblioteca, alugar livros;
  • Ouvir música good vibes;
  • Fazer meditação;
  • Fazer algo que gostes fora de casa.

Começando lentamente a introduzir estas atividades, vais gastar mais energia ao longo do dia, regular os sonos, afastar-te das tecnologias, sair do slump e entrar no momentum da produtividade.

Assim, ganhas consciência de como reages perante compromissos com outras pessoas, ou só contigo. Percebes como está a tua autoconfiança, quais os gatilhos e em que precisas de trabalhar.

Temos o poder de mudar a nossa vida. Não te percas no futuro, no overthinking ou na ansiedade. Sai de casa, olha para as pequenas coisas, romantiza a vida e toma ação.

Refletir sobre as causas deste slump

No meu caso esta fase má deve-se a ter acabado um ciclo, novos começos, momentos de transição e entendo que muita gente entre os 20-35 anos se identifique com estes cenários:

A incerteza sobre o futuro, o medo de começar algo novo, a pressão social para já estar em determinado lugar, com determinado trabalho. A comparação com os outros, a vida quase perfeita nas redes sociais, a estagnação.

É normal estar perdido e com medo. Mas há que experimentar coisas até chegar a uma conclusão. Ficar no mesmo sítio não dá em nada. Além disso, é sobre aceitar que tudo acaba, não romantizar demasiado o passado e viver no presente enquanto as coisas estão lá.

🎨 É assustador pensar que tens uma tela em branco, mas, ao mesmo tempo, libertador. Acabaste de estudar, acabaste o estágio, ficaste sem trabalho e agora podes fazer tudo o que te apetecer. E se esta nova etapa for muito melhor?

Romantiza cada etapa da vida e cria cenários com os teus objetivos das próximas etapas.

  • Esta é a minha “era” de getting out of a slump
  • Esta é a minha era de novo trabalho
  • Esta é a minha era de blogger

Season “blogger” ep.1, tu és main character na tua vida, romantiza isso e pensa neste mau bocado como uma fase, building character. Planeia a nova season.

Getting out of a slump: Como prevenir?

Após refletir sobre a causa desta má fase, chega o momento de manter o foco/motivação e prevenir possíveis crises. Seguem-se algumas atividades para equilibrar a tua saúde mental e alertar sobre as tuas necessidades, como a meditação, journaling, afirmações, método pomodoro e exercício.

Meditação e religião

🧘 Trabalhar a fé, todas as semanas relembrar do porquê de estar a fazer este esforço. Podes fazer uma meditação/reza onde visualizes o teu futuro ideal e o que precisas para o alcançar. Quanto mais vezes o fazes, mais claro fica esse cenário na tua cabeça. Como uma conversa contigo mesmo.

Journaling e afirmações

📝 Escrever sobre o que te vai na cabeça, não é suposto ficar bonito e bem escrito, é um brain dump, podem ser palavras soltas, desenhos, descarregar no papel os pensamentos. Se não gostas de escrever podes gravar áudios no gravador.

Ao mesmo tempo, ajuda escrever afirmações positivas para transformar e melhorar a tua energia. Parece ridículo ao início, mas escrever muitas vezes o mesmo faz com que o cérebro comece a interiorizar e acreditar. Tal como visualizar muitas vezes o teu sonho na meditação.

Método pomodoro

⏳ Consiste em períodos curtos de trabalho focado sem interrupções de 25 minutos e intervalos de 5 minutos. Ajuda a vencer a procrastinação, já que é pouco tempo e um compromisso mais apelativo. Ao fim de repetir 4 pomodoros, faz-se uma pausa de 20 minutos.

Exercício

🏃 Movimentar o corpo, gastar energia, trabalhar a flexibilidade, menos dores de costas. Faz yoga, corre no parque, faz boxe, ginásio, hot girl walks, o que se adaptar melhor a ti.

Algumas reflexões random

  • Pede ajuda a alguém, podes ter algum amigo a passar pelo mesmo. Estamos todos meios perdidos da vida. Não estás a incomodar e se achas que sim pergunta se podes desabafar.
  • Se estás sempre no telemóvel, está-te a fazer mal, arranja hobbies, novo trabalho, algo que te preencha. Quando estás feliz e presente nem te lembras do telemóvel.
  • Se te sentes mal com a tua vida, começa por algum lado, a motivação só vem depois da ação, por muito que não apeteça, faz por 10 min e depois vês como te sentes.
  • Quando vem a motivação da 01:00h aproveita, mas há que trabalhar a disciplina e os hábitos;
  • Faz bem sair de casa e socializar, se não tens amigos podes recorrer a aplicações como Bumble Bff e procurar pessoas com os mesmos interesses;
  • Por mais cliché que seja, repara nas coisas que te dão alegria, o que gostas de fazer, foca mais nas coisas positivas;
  • Lembra-te que isto é um processo, não sejas demasiado exigente e tenta desfrutar da jornada.

La entrada Getting out of a slump e organizar a vida se publicó primero en umavibe.

]]>
https://umavibe.com/getting-out-of-a-slump-e-organizar-a-vida/feed/ 0
44 hábitos para romantizar a vida e ser mais feliz https://umavibe.com/44-habitos-para-romantizar-a-vida-e-ser-mais-feliz/ https://umavibe.com/44-habitos-para-romantizar-a-vida-e-ser-mais-feliz/#respond Mon, 10 Apr 2023 18:56:48 +0000 http://umavibe.com/?p=818 Romantizar a vida é estar mais presente e observar o que te rodeia. Apreciar, agradecer pelos detalhes, fazer algo todos os dias que te faça sentir viva.

La entrada 44 hábitos para romantizar a vida e ser mais feliz se publicó primero en umavibe.

]]>
Romantizar a vida pode parecer daydreaming e coisa de pessoa irrealista, mas é sobre viver no presente e apreciar os detalhes. Afinal é a rotina que ocupa mais tempo na nossa vida, não queremos viver à espera do fim de semana ou das férias.

O que é romantizar a vida?

POV: Estás numa viagem de carro com uma playlist de romantizar a vida ✨

  1. Olhas pela janela e aprecias a paisagem, reparas nas gotas da chuva;
  2. O teu olhar foca e desfoca entre as gotas no vidro e a paisagem;
  3. Sentes que estás num filme, a plenitude, a emoção. Imaginas uma história;
  4. Acabaste de romantizar a tua vida e podes fazê-lo de muitas outras formas.

Torna a vida mais romântica ao fazer pequenas coisas no teu dia para elevar a energia e ter motivação. Vivemos com pressa, em piloto automático, é fácil cair na monotonia da rotina.

🌺 Estes hábitos ajudam a desacelerar, dar valor a pequenas coisas, apreciar e agradecer. O objetivo é programar o cérebro para estar mais atento a momentos positivos.

Ideias para romantizar a vida

Seguem-se cinco listas de ideias de como romantizar a vida quanto a: rotinas, trabalho, vida no geral, dates e tarefas domésticas. Algumas são tão simples como mudar o que fazes depois do trabalho, mas só isso te faz quebrar a monotonia, estar mais presente e observar o que te rodeia.

Romantizar a rotina:

  • Tomar banho à luz das velas;
  • Experimentar rotinas matinais e noturnas;
  • Diminuir as luzes à noite;
  • Diminuir o tempo de ecrã;
  • Acordar/deitar mais cedo e priorizar tempo para ti;
  • Cuidar da tua aparência, algo que te faça sentir bem: skincare, roupa, maquilhagem etc;
  • Ir por um caminho/transporte diferente;
  • Incorporar o andar a pé, sair uma paragem antes, estacionar mais longe;
  • Mudar para o lado da rua onde bate o sol;
  • Almoçar ao sol, comer uma sobremesa;
  • Ir mudando a rotina após o trabalho/universidade.

Romantizar o estudo/trabalho:

  • Observar a paisagem no caminho para a escola ou trabalho;
  • Ouvir batidas binaurais para a concentração ou música ambiente;
  • Estudar num café ou biblioteca;
  • Arrumar o espaço de trabalho;
  • Organizar agenda ou Notion;
  • Escrever com letra bonita e sublinhadores;
  • Mudar a secretária de sítio ou a disposição dos materiais.

Romantizar a vida no geral:

  • Sorrir, dizer “bom dia”, elogiar, falar para estranhos;
  • Ouvir música que grite “romantizando a vida“;
  • Dizer ou escrever afirmações positivas;
  • Implementar novos hábitos: meditação, journaling, exercício;
  • Assistir a conteúdo inspirador: YouTube, séries, livros;
  • Rir e estar com pessoas de bom humor e boa energia;
  • Estar com animais ou crianças, seres puros e contagiantes;
  • Estar mais presente, observar e encontrar beleza nas coisas simples.
  • Fotografar momentos (pensando ou não em redes sociais);
  • Pensar no que o teu higher-self faria;
  • Demonstrar amor à família, amigos, etc.

Romantizar dates/saídas:

(alone ou com companhia)

  • Ler no parque/biblioteca/café;
  • Tomar pequeno-almoço fora;
  • Ir ver o pôr/nascer do sol;
  • Explorar restaurantes, eventos na tua cidade;
  • Lista de sítios a visitar no Google maps;
  • Piquenique;
  • Fazer atividades que tinhas em criança: ex. desenhar;
  • Experimentar hobbies: dança, pilates, cerâmica;
  • Beber cocktails/copo de vinho;
  • Fazer visionboards e objetivos para 3 meses;
  • Experimentar gastronomias diferentes.

Romantizar a tua casa/tarefas:

  • Priorizar limpeza diária para não acumular;
  • Acender velas, incenso, ambientadores;
  • Ter plantas ou elementos decorativos;
  • Música do ratatouille enquanto cozinhas;
  • Fazer a cama de lavado;
  • Ir às compras a uma mercearia local;
  • Variar as marcas, não comer sempre o mesmo;
  • Fazer meal prep, cortar legumes e frutas;
  • Inspiração no Pinterest.

Para ter estas ideias organizadas, segue-se um resumo num pin do Pinterest!

Benefícios de romantizar a vida

Se amas o tiktok já deves ter visto a trend de – romanticize your life. É sobre fazer pequenas mudanças na rotina com vibe de main character energy. Aliás, às vezes não é preciso mudar nada, basta estar mais presente e mudar o foco para as coisas positivas🌈. Conseguir tirar algo positivo de um dia menos bom.

Main character energy

Estes hábitos fazem-te sentir a protagonista na tua vida. Dedicas tempo a ti mesma, priorizas-te, estás confiante, o dia corre melhor, tens a energia imaculada de que consegues tudo.

Sentir que estás num filme

Ainda na vibe de protagonista, trata-se de incorporar no teu dia momentos que te façam sentir que tens muita sorte, que a vida é bela, que adoras viver cada detalhe e surpreender-te.

Agradecer e atrair positividade

Um dos propósitos de romantizar a vida é estar mais presente, reparar em pequenas coisas que muitas vezes estamos ocupados demais para ver e sempre estiveram lá. Focar nas coisas boas, mesmo que seja um mau dia, procurar algo de positivo (ex. uma refeição, dia de sol, ver um cão fofo)

É observar os humanos a fazer coisas de humanos, as árvores, as cores, o que te rodeia. É ver algo de bonito em tudo. É estar plena e confiar que tudo vai correr bem.

✨ Estes hábitos não pressupõem romantizar tudo na vida de forma tóxica. Exigem tempo, energia e algum privilégio. Mediante a situação em que te encontres, podes adaptar ao teu estilo de vida e mesmo num dia menos bom, procurar coisas positivas.

La entrada 44 hábitos para romantizar a vida e ser mais feliz se publicó primero en umavibe.

]]>
https://umavibe.com/44-habitos-para-romantizar-a-vida-e-ser-mais-feliz/feed/ 0